quinta-feira, 16 de junho de 2016

Cabelos dos Sonhos Volume e Textura

Olá leitoras do Blog Mania de Mulher!


Na busca por um cabelo com mais textura e volume me deparei com infinitas formas para cuidar das madeixas, mas duas delas despertaram minha atenção. São as técnicas "sem shampoo" e "shampoo leve", descritas no livro Curly Girl da autora Lorraine Massey.
Atenta aos métodos de tratamento dos fios descritos no livro Curly Girl, uma marca criou a seguinte nomenclatura: No Poo (para sem shampoo) e Low Poo (para shampoo leve, pouco shampoo). Mas esses termos (no poo e low poo) foram patenteados por essa marca e agora não podemos mencioná-los para falar de outros produtos que não sejam dessa marca.


Na foto mais recente (depois) estou sem maquiagem, mas o que está em questão aqui não é isso! O cabelo é que está em evidência.
Vejam na foto que após adotar a rotina SS (sem shampoo) meu cabelo ficou mais saudável, é incrível!!!!
De maneira bem sucinta, existem diversas maneiras para lavar os cabelos na técnica sem shampoo (SS), uma dessas maneiras é conhecida como co-wash (lavar com condicionador). Por outro lado, a técnica shampoo leve (SL), também conhecida como "pouco shampoo", consiste em lavar os cabelos com shampoo sem sulfato.
Em ambas as técnicas existem ingredientes proibidos, como petrolatos, óleo mineral, certos silicones, parafina, etc, portanto, ao escolher uma das técnicas é necessário estar atenta ao rótulo dos produtos e sempre ler os ingredientes da formulação, extinguindo-se o uso das substâncias proibidas para cada uma das técnicas.
Aqui, minha intenção não é pormenorizar as técnicas, pois no google existe um vasto material explicando sobre cada uma delas, também existem diversos grupos para compartilhamento de experiências e opiniões sobre os produtos que contém composição liberada para uso. Assim, quem se interessar pode procurar informações detalhadas pela internet.
Neste post quero compartilhar com vocês minha evolução capilar ao abandonar o alisamento e assumir a forma natural do meu cabelo.


Naquela época minha progressiva durava horrores porque meu cabelo sempre foi fácil de domar. Mas comecei a me cansar da química e dos rastros que ela deixava como queda, pontas secas, etc...
Mesmo estando com o cabelo natural há cerca de 4 anos, ele nunca mais voltou a ser como antes. Acredito que eu não estou sozinha nesse barco!
Nas próximas fotos meu cabelo já está sem alisamento, porque fui retirando aos poucos a progressiva através de vários cortes, a única química é a tintura. Note que na imagem da esquerda meu cabelo estava sem forma, já na imagem da direta meu cabelo começa a ganhar textura, mas nessa época ainda não conhecia as técnicas de limpeza suave.

 
Recentemente, cerca de 3 semanas tenho adotado o método sem shampoo (SS), mas as vezes transito pelo método do shampoo leve (SL). Assim tenho conquistado mais textura e volume (clique na imagem para ampliar).

Sem flash


Em pouco tempo já estou vendo resultados positivos. Note que a umectação deixou meu cabelo com aparência de super hidratado e nutrido, atente-se para as pontas do cabelo!!! Apesar de algumas luzes as pontas não estão nem um pouco ressecadas e espichadas.
Vou colocar mais fotos para que vocês possam observar melhor, estou adorando isso.... kkkkk. Espero que dê para ver, mas tem frizz alí em cima, bem no topo da cabeça... (nem tudo são flores!)
As cores na foto não estão fidedigna por causa da iluminação.

Sem flash

Agora vou contar meu passo a passo que resultou nessa linda finalização:

1. Preparei em banho-maria um mix de óleos contendo: óleo de côco, rícino e manteiga de karitê à zoiômetro.
2. Desembaracei o cabelo e enluvei mecha por mecha com o mix de óleos até que todo o cabelo ficasse bem lambuzado, inclusive a raíz.
3. Coloquei touca de alumínio e esperei 2 horas.
4. Após a pausa retirei a touca de alumínio e umedeci o cabelo com água doce (dissolvi um pouco de açúcar cristal na água).
5. Apliquei a máscara Divine Curl Inoar, enluvei e coloquei novamente a touca de alumínio para abafar, aguardei 1 hora.
6. No chuveiro lavei o cabelo com o limpador caseiro feito com o sabonete dove. Enxaguei.
7. Lavei novamente, mas agora usando o condicionador higienizante hydra cachos da amend, com formulação própria para a técnica sem shampoo. As duas lavagens foram para garantir a retirada de todo o óleo do cabelo.
8. Passei yamasterol amarelo e massageei bem os fios. Deixei agir por uns minutinhos, em seguida enxaguei.
9. Finalizei com o creme de pentear Monange da embalagem rosa, enluvando mecha por mecha e amassei o cabelo com um tecido de malha.
10. Depois que secou naturalmente fiz um coque abacaxi para dormir.
11. No dia seguinte... o milagre!
Acontece que cada dia é uma experiência nova porque simplesmente tenho dificuldade em ficar sem lavar os cabelos por 1 dia sequer! Então todos os dias meu cabelo está diferente... há dia que consigo bastante textura e pouco volume, as vezes o contrário,  muito volume pouca textura, as vezes muito frizz, as vezes sem frizz. 
Assim vou dia após dia me alegrando ou me irritando com as diversas faces do meu cabelo!
Mas sabe o que é legal de tudo isso?
Meu cabelo está mais saudável como nunca esteve outrora!!!
Minhas caspas e as coceiras acabaram depois que adotei o "sem shampoo", o cabelo também está caindo menos e já arranquei diversos elogios de pessoas próximas (isso é o máximo amigas!).
Mas nem sempre consigo um cabelo lindo, há dias que simplesmente ele fica armado e sem definição... vai entender...
Mas quando ele fica bonito a gente ostenta, né amiga!!! Vai mais uma fotinha então:

Sem flash

 Essa fotinha está aí só para ressaltar que adoro o efeito dos óleos e manteigas vegetais sobre a pele. Acima estou usando uma misturinha de óleo de côco, com rícino e pomada hipoglós como anti rugas.
Espero que vocês tenham gostado do post. Não esqueçam de curtir e compartilhar com as amigas! Grande beijo.

L E I A   T A M B É M ... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário