quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Preparando Jhou, Temaki e Sushi Fácil

Olá leitoras do Blog Mania de Mulher!

Não sou expert na arte da culinária japonesa, mas aprendi o básico para me aventurar na cozinha quando bate aquela vontade de fazer algo diferente. Hoje irei compartilhar com vocês um pouco do meu aprendizado que adquiri por meio de vídeos na internet e através de dicas muito úteis de uma prima que ama comida japonesa.
Certa vez essa minha prima, cujo nome é Karina, preparou Jhous deliciosos o que me motivou a tentar fazer em casa também (todos os créditos à ela! rsrsrs). Até então eu só havia feito sushis, temakis e hot roll’s,  então agarrei-me à ideia e resolvi preparar essas preciosidades ao paladar e eis aqui o resultado:

  
A primeira coisa mais importante para se preparar pratos crus é a qualidade e frescor do peixe, de outro modo o sabor não será agradável e sua experiência pode ser frustrante. Portanto, não economize na hora de comprar o peixe. Na foto 1, temos um filé fresco de salmão que comprei sem pele, praticamente pronto para ser usado. Esse pedaço, pesou 500 gramas.

Foto 1: Filé de Salmão Fresco
Um pequeno detalhe deve ser observado, ao virar o filé do peixe  seu outro lado apresenta uma região com uma carne um pouco mais escura, meio amarronzada. Essa carne deve ser retirada do filé, para que o mesmo tenha um sabor agradável. A foto 2 mostra essa região através de uma seta amarela.

Foto 2: Área a ser removida

 Com uma faca inclinada, remover a carne indicada, conforme ilustram as fotos 3 e 4

Foto 3: Cortando área indicada


 
Foto 4: Área indicada removida



Em seguida, conforme mostra a foto 5, dividi o filé em duas partes, a parte mais mais alta para fazer  Jhou Geléia e a outra para sashimis, alguns retalhos de cortes errados eu usei para rechear os sushis.

Foto 5: Filé dividido

Decidi preparar o Jhou Geléia porque nos restaurantes onde eu vou, esses enroladinhos agridoces sempre me encantam. Mas também existem os Jhou’s preparados com um “batidinho” de salmão e cebolinha sobre eles. Nos quais preparei coloquei cream cheese e geléia agridoce de pimenta (deu água na boca só de lembrar…). Achei muito mais prático preparar Jhou do que sushi.
Quando o arroz ficou pronto e já estava frio, parti para a montagem do Jhou que se deu da seguinte forma: moldei o arroz com as mãos como mostra a foto 6, cortei o peixe em fatias como se fosse sashimi, se as fatias forem grossas não será possível envolver o arroz e se as fatias forem finas demais na hora de enrolar o arroz a carne “rasga”. Encontre um meio termo, como essa foi a primeira vez que eu fiz, acabei “perdendo” algumas fatias que cortei errado, mas aproveitei elas para fazer os sushis depois.

Foto 6: Enrolando os Jhou's
 
Fazer e fotografar ao mesmo tempo é uma tarefa difícil, mas acredito que as fotos ilustram bem as etapas. Depois de enrolados, eles ficaram conforme mostra a foto 7.
 
Foto 7: Preparo do Jhou Geléia
  
Depois coloquei sobre o Jhou cream cheese e geléia de pimenta e confiram na foto 8 como ficou lindo! Ahh, o sabor ficou magnífico e rendeu 19 Jhou’s!


Foto 8: Jhou Geléia


 Preparei 3 rolos de sushis, sendo um deles recheado com salmão e cream cheese e os outros dois coloquei só salmão. Utilizei a folha da alga nori cortada ao meio para deixá-los delicados. Vejam a foto 9…

Foto 9: Preparando Sushi

A apresentação final do prato ficou assim...

Foto 10: Apresentação Final
 Ah, não posso me esquecer de mostrar os temakis! Para prepará-los temperei 2 filés de tilápia frescos e grelhei com um pouco de manteiga e azeite. Em seguida desfiei grosseiramente e acrescentei salsinha e cebolinha, esse preparo servirá de recheio para o temaki. Vejam a foto 11.

Foto 11: Recheio de Tilápia para Temaki

 Para montar o temaki, usei meia folha de alga, arroz, cream cheese e a tilápia desfiada grosseiramente. Conforme mostra a foto 12
 
Foto 12: Montando o Temaki

 Para degustar, o molho tarê sobre o temaki dá um toque especial. Vejam o resultado…

Foto 13: Temaki recheado de cream cheese e filé de tilápia grelhado



Nesse espaço, deixo para vocês o vídeo que me ajudou a aprender a preparar o jhou geleia:



E abaixo, o vídeo que ensina a enrolar o temaki:



Espero que vocês tenham gostado!!! Se gostaram curtam a página no facebook, comentem e compartilhem com seus amigos! Um grande abraço!

L E I A  T A M B É M :





Nenhum comentário:

Postar um comentário