sábado, 19 de julho de 2014

Resenha Cicatricure Creme Anti Rugas

 

Olá queridas leitoras do Blog Mania de Mulher!

Envelhecer da melhor forma possível é o que todas nós desejamos, tanto em termos de saúde quanto em termos de estética. Além disso, cuidar do próprio corpo é tão prazeroso que nos proporciona a sensação de bem-estar, de satisfação.

É claro que precisamos enxergar a linha que separa o zelo por nós mesmas do exagero do culto ao corpo perfeito, este ultrapassa o limite do bom senso e da inteligência.

Hoje irei abordar sobre o "Cicatricure Creme para Rugas e Linhas de Expressão", que foi desenvolvido para suprir o nosso desejo de "disfarçar a idade".

DSC_0629

Tenho observado que os responsáveis pela divulgação da marca, elaboraram uma frase que nos deixa muito propensas à experimentar o produto: "o acidente científico que pode mudar a idade da sua pele". Por um tempo eu resisti, mas quando meu pai comprou, tive a oportunidade de experimentar por algumas vezes, gostei, então comprei uma bisnaga para mim.

O creme tem um perfume floral e desliza facilmente sobre a pele. A embalagem em forma de bisnaga preserva melhor o produto, facilita sua aplicação e o transporte. Porém, o que mais me agradou foi a presença de muitos ativos na formulação, principalmente extratos vegetais benéficos para a manutenção e saúde da pele.

De forma sucinta, irei descrever sobre os quais me chamaram atenção:

DSC_0628

 

Sesamum indicum seed oil = óleo de semente de gergelim ou sésamo

oleo de gergelimTem propriedades antioxidantes que neutralizam os radicais livres que podem causar o envelhecimento da pele; penetra facilmente, proporcionando nutrição celular; tem ação antibacteriana auxiliando a prevenir erupções cutâneas, bem como outras doenças de pele, também têm propriedade anti-inflamatória, aliviando dor na região facial ou outras partes do corpo; alivia o ressecamento da pele; ajuda a reter umidade e auxilia contra eczema ou psoríase. (Fonte).

 

Prumus amygdalus ducis oil = óleo de amêndoas doces

oleo de amendoas doceFrutos_prunus-amigdalus_

 

Acalma as irritações da pele; hidrata e amacia; previne rugas e estrias; melhora a elasticidade da pele; é amplamente utilizado para massagens devido suas propriedade anti-inflamatória  e hidratante. Também pode ser utilizado nos cabelos para dar brilho e maciez. (Fonte)

 

 

Phyllanthus emblica extract = extrato de groselha indiana ou amla

oleo emblica amlaExtraído do fruto de uma árvore nativa da Índia, possui ácidos graxos essenciais; efeito protetor contra oxidação das células da pele; alta concentração de vitamina C e compostos de tanino. É muito conhecido por estimular o folículo piloso, auxiliando contra a queda de cabelo e cabelos grisalhos prematuramente. (Fonte, fonte)

 

Symphytum officinale extract = extrato de confrei

extrato de confrei

 

Symphytum officinale é uma planta originária da Europa e Ásia, hoje comum em todas as partes do mundo. Possui alantoínas, mucilagens, taninos, saponinas, colinas, açúcares, triterpenos, vitaminas, aminoácidos, esteroides, ácido orgânico e ácido fólico. Em razão da sua composição, exerce poder anti-inflamatório, cicatrizante e renovador celular. (Fonte)

 

 

Palmitoyl pentapeptide-3 = matrixyl (nome comercial)

matrixylPossui moléculas que agem na comunicação celular (matrikinas), capazes de informar ao organismo quando ele deve fabricar substâncias como colágeno e elastina. Descrito como um micro-colágeno, é um produto anti-idade que obriga as células da pele a sintetizar as substâncias que ela precisa para se recompor. Diminui a profundidade de rugas e linhas de expressão. (Fonte; Fonte)

 

Palmitoyl oligopeptide = mistura de vários aminoácidos ligados à um ácido graxo.

Palmitoyl-OligopeptidePromove a reestruturação cutânea, ou do tecido da pele. Pode aumentar a produção de colágeno, elastina, ácido hialurônico e glicosaminoglicanos. Quando a síntese dessas proteínas é estimulada, os efeitos são uma pele mais jovem, macia, com menos rugas. É uma substância relativamente nova, que tem sido pesquisada como a melhor novidade ao lado do retinol, mas sem nenhum efeito colateral. (Fonte)

 

Macrocystis pyrifera extract = extrato de alga gigante; alga bexiga gigante ou kelp

Macrocystis kelp giganteKelp é o nome genérico atribuído à algas castanhas de grandes dimensões, que se distribuem pelas águas costeiras temperadas e frias de quase todo o mundo. São as maiores de todas as algas, podendo atingir 65 metros de comprimento. São benéficas contra acne, muito ricas em vitaminas e sais minerais (Fonte. Fonte)

 

Calendula officinalis extract = calêndula é uma planta medicinal cheia de benefícios.

calendulaCom o uso externo, a calêndula pode servir como fungicida, cicatrizantes, hidratante, tonificante da pele, bactericida e até anti-inflamatório, auxiliando no tratamento de lesões, feridas, queimaduras, contusões, manchas roxas provenientes de  pancadas, micoses, rachaduras na mama, assaduras e até acne. (Fonte).

 

Saccharomyces cerevisiae extract = levedura de cerveja (fungo)

Saccharomyces-cerevisiaeHá muitos anos vem sendo utilizada como base para tratamentos estéticos – rico em fibras, aminoácidos e vitaminas do Complexo B – para combater problemas de pele, uma vez que contribui para a melhoria das lesões causadas pela acne e para a redução da oleosidade da pele. Tem se mostrado promissora no tratamento de eczemas e psoríase (doença inflamatória da pele). (Fonte)

 

Centella asiatica extract = extrato de centelha asiática; cairuqui ou gotu kola

Centella-asiaticaTem diversos usos potenciais, muitos deles ligados à sua capacidade de estimular a reparação dos tecidos e a cicatrização de feridas reduzindo o risco de formação de quelóides. Também é indicada para pequenas queimaduras e psoríase. (Fonte)

 

 

Echinacea angustifolia extract = flor-roxa-cônica; rudbéquia; púrpura; black root, snake root

echinacee-fleursSeu uso é aprovado legalmente em muitas partes da Europa como curativo de ferimentos por causa do seu eficaz efeito antiséptico e como agente anti-inflamatório. Aumenta a produção de fibroblastos, células que formam as cicatrizes e o tecido conjuntivo, além de inibir a formação de hialuronidase, uma enzima que decompõe esse tecido. Se ingerido, é como um remédio contra acne, dermatite, eczema, úlceras da pele, gripe, candidíase, dores de garganta, infecções urinárias, infecções respiratórias, queimaduras, herpes, bronquite, dores de dente etc. (Fonte)

 

Hidrolyzed wheat protein = proteína hidrolisada do trigo

proteina do trigoOferece propriedades condicionantes, hidratantes e filmógenas. É um hidratante cutâneo eficaz que ajuda a reter a umidade na pele. Quase sempre é utilizado para substituir a proteína animal hidrolisada. É produzida por uma hidrólise enzimática do glúten de trigo. (Fonte: Dicionário de Ingredientes para Cosméticos e Cuidados da Pele – 3ªed – pag. 199 – Autor: Michalun, Natalia).

 

Imperata cylindrica extract = grama blady; cogon grama; bloodgrass japonês ou moist 24 tm

Imperata-foliageÉ um fitoativo natural, um extrato hidroalcoólico extraído da raíz da planta Imperata Cylindrica, originária da Ásia e Austrália, planta que sobrevive na aridez do deserto e em meio alcalino. É uma planta rica em potássio e 3-dimetilsulfopropionato/DMSP. Sua função é hidratar a epiderme, prolongando o fornecimento de água por 24 horas. (Fonte)

 

Arctostaphylos uva-ursi extract = uva-ursina; buxilo, medronheiro; bearberry.

Arctostaphylos_uva_ursiO extrato de uva-ursi é rico em arbutin natural, ativo clareador que atua inibindo a tirosinase (enzima envolvida na melanogênese) inibindo assim a formação de melanina. A planta é composta de glicosídeos (arbutina, ericolina), alantoína, flavonóides (quercitina, myricacitrina), taninos, ácido elágico, ácido gálico, ácido málico, ácido ursólico. Tem propriedade adstringente e antiséptica. (Fonte. Fonte)

 

Glycyrrhiza glabra extract = extrato de alcaçuz – planta originária da Europa Meridional e Oriente

raiz de alcacuzTem uma complicada composição química que lhe confere largo espectro de propriedades e benefícios. Apresenta ações hormonais, anti-inflamatórias, antialérgicas, protetora da mucosa gástrica, laxantes, anti-hepatóxicos, redução de níveis de colesterol etc. Nos cosméticos, previne e combate a hiperpigmentação e o envelhecimento da pele. (Fonte)

 

Theobroma cacao butter = manteiga de cacau

Beneficios-da-manteiga-de-cacauA manteiga de cacau tem a capacidade de penetrar profundamente nos níveis da epiderme, proporcionando maciez, brilho e flexibilidade para a pele. Auxilia na remoção de marcas de cicatrizes, evita o aparecimento de estrias. Rico em vitamina E, combate os radicais livres e auxilia no tratamento de doenças de pele como eczema e dermatite. (Fonte)

 

Butyrospermum parkii butter = manteiga de karité

Manteiga-de-KaritéPossui muitas funcionalidades. Pode ser utilizada para ajudar o tratamento de queimaduras, feridas, cicatrizes, dermatites, psoríase, caspa e estrias. Além de diminuir rugas, promover a regeneração celular e aumentar a circulação. Por causa da grande quantidade de ácidos graxos, tem a propriedade de reter a umidade e elasticidade da pele, promovendo efetiva hidratação. Contém vitaminas A e E, que funcionam como antioxidantes naturais com propriedades anti-inflamatórias. Possui ácido cinâmico que ajuda a proteger a pele contra os raios UV. (Fonte)

 

Tocopheryl acetate = Tocoferol ou Vitamina E

tocopheryl-acetate-vitaminPossui propriedade hidratante, mantendo a flexibilidade e elasticidade da pele. Contém antioxidantes poderosos que são necessários para combater os radicais livres, combate os sinais de envelhecimento, suaviza as linhas finas existentes e previne a formação de novas linhas e rugas, ajuda a manter a pele firme. Também ajuda a aumentar a eficácia do filtro solar e da vitamina A. (Fonte)

 

Magnifera indica sede oil = óleo de manga

beneficios-e-propriedades-do-oleo-de-mangaNo óleo de manga podem-se encontrar diversas enzimas de valor nutricional em grande quantidade, como as vitaminas A e C, vitaminas do complexo B, fósforo, hidratos de carbono, ferro, cálcio, betacaroteno, triglicerídeos e potássio. Possui propriedade hidratante, fortificante e emoliente, evita o ressecamento da pele, previne marcas de expressão e a deixa com um aspecto viçoso e saudável. (Fonte)

 

Mentha peperita oil = hortelã-pimenta; hortelã; hortelã-menta, spearmint ou mint

Mentha_piperita.2jpgÉ usado para tratar uma variedade de doenças. O óleo de hortelã é carregado com nutrientes, tais como vitamina A e vitamina C. É eficaz para tratar problemas de pele, como espinhas e acne. (Fonte)

 

 

Retinyl palmitate = retinol palmitato, vitamina A

retinolÉ essencial para o desenvolvimento da pele, estimula a renovação celular, ajuda a promover a síntese de colágeno (fibra de sustentação da pele), tem ação moderada na produção de queratina, é muito eficiente na prevenção e no tratamento do fotoenvelhecimento porque aumenta a elasticidade e tonicidade dos tecidos cutâneos, além de prevenir a formação de linhas de expressão e estimular a formação do colágeno e elastina. Normalmente é associada à vitamina D e E na cosmiatria. (Fonte)

 

MINHAS CONSIDERAÇÕES

 Como vocês podem perceber, o creme possui uma diversidade de ingredientes que provém de substâncias extraídas da natureza, sendo que a maioria dessas substâncias resultam em benefícios comprovados por estudos.

Porém, não vejo no Cicatricure Creme uma boa opção para pessoas com rugas profundas. Para tal coisa, acredito que fórmulas manipuladas com concentrações altas de certos ativos podem ser de maior relevância. Uma dermatologista poderá indicar a melhor fórmula para cada caso.

Não espere por um milagre ao usar o Cicatricure Creme ou qualquer outro anti-rugas. Acredito que nenhum deles têm a capacidade de acabar com as rugas, eles apenas melhoram a aparência das mesmas, deixando-as menos profundas. Mas, para casos de pessoas com apenas linhas finas de expressão o Cicatricure Creme poderá ser uma boa opção.

Também vejo no Cicatricure Creme, um produto de grande valia para pessoas que ainda não apresentam linhas de expressão, como por exemplo, pessoas com cerca de 24 anos, pois os extratos vegetais contido no creme, exercem efeitos muito positivos ao longo do tempo, retardando o aparecimento das linhas de expressão e rugas. Notem que os cremes anti-rugas não impedem o envelhecimento da pele, mas sim retardam esse processo.

Lembro-me que iniciei o uso de anti-rugas aos 23 anos, mas na época eu não era regrada, comecei a levar o assunto mais à sério há cerca de 2 anos. Hoje aos 31 anos, muitas pessoas acham que eu tenho 25 anos, outras me dão ainda menos idade.

Cabe aqui uma importante observação, o colágeno e elastina são substâncias que possuem uma molécula tão grande que a pele não consegue absorver e assimilar. Essas duas substâncias são muito importantes para a pele, pois elas dão a sustentação e firmeza para a mesma. Ao escolher seu creme, opte por formulações que contenham substâncias que estimulam nosso próprio corpo a produzir o colágeno e a elastina. O Cicatricure Creme possui três ingrediente com essa característica, o Palmitoyl pentapeptide-3 (matrixyl) e o Palmitoyl oligopeptide e o Retinol palmitato (vitam. A).

Vale lembrar que os resultados são visíveis à longo prazo. É necessário que o uso de tais cremes seja feito de forma regrada e paciente, também é muito bem vinda a associação de hábitos saudáveis, como a ingestão de bastante água no decorrer do dia, o hábito de comer pelo menos três frutas diariamente e o uso do protetor solar.

Ufa… acho que agora terminei, rsrsrsrs… Espero que vocês tenham gostado do artigo. Um grande abraço e até a próxima!

LEIA TAMBÉM

Anti-rugas com DMAE, Retinol e Ginseng

Anti rugas com DMAE e Ác. Alfa Lipóico

Creme anti-idade com Veneno de Abelhas

Anti rugas com DMAE, Pantenol e Ascorbisilane C

B.B Cream L'Oréal, o Creme Milagroso

Microdermoabrão Time Wise Mary Kay

4 comentários:

  1. Paula, você acha pra quem está na casa dos 30 o DMAE com retinol a melhor opção dentre as que você já testou e postou no blog, pela sua experiência, vc acha que esse é o melhor?

    Abraços

    Elaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ACHO A PERGUNTA DA COLEGA MUITO PERTINENTE MAS A PAULA NÃO RESPONDEU. EU TAMBÉM GOSTARIA DE SABER POIS TENHO 35 ANOS E GOSTARIA DE USAR A MELHOR FORMULA. E AI PAULA QUAL É SUA OPNIÃO.

      Excluir
  2. Eu acho que essa fórmula é muito válida. vale a pena sim..

    ResponderExcluir
  3. Gostei ler seu post e o creme parece ser interessante. Obrigada

    ResponderExcluir