quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Progressiva com Ácido Glioxilico: Fique de Olho!

 

Olá leitoras do Blog Mania de Mulher!

Hoje irei abordar dois assuntos polêmicos: escovas progressivas e sites de compras coletivas (vou matar dois coelhos com uma "paula paulada" só… hãhã!)

As progressivas já se tornaram mania entre as mulheres brasileiras, o Brasil é um dos grandes campeões na realização desses procedimentos,  e existe uma infinidade de alisamentos que até confundem nossa cabecinha.

Mas também existe outra vertente, composta por pessoas que abominam a prática, dentre elas profissionais, que desaconselham o uso dessa química.

Atualmente, estou no time daquelas que fazem uso, mas depois da segunda progressiva que fiz recentemente, estou pensando em mudar de lado.

Hoje em dia, fala-se muito sobre a escova sem formol à base de ácido glioxílico, cujo pH é bastante baixo (claro né, trata-se de um ácido!). Não irei abordar questões químicas, pois esse não é meu objetivo.

Meu principal objetivo com esse post, é relatar a experiência pessoal, que obtive em mais uma aventura "cabelística".

Se quiser saber qual foi minha primeira aventura "cabelística", leia este artigo aqui.

Nesse momento você deve estar se perguntado: "Mas o que tem a ver, sites de compras coletivas com escova progressiva?" Calma… você já vai entender.

Assim como progressiva, sites de compras coletivas – cujos preços são atraentes – também viraram febre. Agora imagine se juntarmos as duas coisas… é quase impossível não comprar!

Cerca de 1 mês atrás, adquiri em um site de compras coletivas, dois cupons – um para mim e outro para minha mãe. Escolhi a opção 1, que consistia em realizar apenas a progressiva. (clique na imagem, que ela se amplia).

ana claudia cabelo e estetica groupon

A MÁQUINA DO TEMPO

A primeira vez que fiz progressiva, foi cerca de 1 ano atrás, não sei dizer qual produto foi usado em meu cabelo, mas lembro-me que a cabeleireira me garantiu que o produto era isento de formol, devido sua proibição. Lembro-me também, que durante o uso do secador e chapinha, a fumaça que saía do cabelo ardia os olhos. Esse foi o único incômodo durante o procedimento.

Obtive um ótimo resultado: cabelos lisinhos, com brilho, balanço, e sem frizz, vale lembrar que também usava tintura permanente 4.0 em meus fios, sempre fazia hidratações, reconstruções e usava produtos específicos pós-progressiva.

Sete meses se passaram, e meu cabelo brilhava extraordinariamente, amigas me perguntavam se eu havia feito progressiva novamente e ao ouvir a resposta, ficavam surpresas pela durabilidade em meus fios. Creio que o tipo do meu cabelo natural contribuiu muito para a duração do efeito liso, pois minha raiz é lisa e domada; meu problema sempre foi o comprimento, pois na altura da orelha o cabelo começa a ondular.

Minha satisfação capilar durou até julho/2012, quando decidi fazer luzes. Essa foi minha primeira aventura capilar e também minha primeira grande decepção com química. Pensando melhor, tive até sorte, pois pedi para a cabeleireira que fizesse luzes somente no topo da cabeça, portanto consegui preservar cerca de 50% dos fios.

Como o resultado das luzes foi tosco (essa historinha vocês já conhecem), escureci meu cabelo novamente, e notei que necessitava de uma progressiva ou selagem pois meu cabelo estava com muito frizz, e não estava mais liso como antes.

Foi então que me deparei com uma promoção num site de compras coletivas (groupon) e, agora podemos avançar para os dias atuais na linha do tempo. Leia abaixo, como foi o atendimento no salão de beleza.

UTILIZANDO MEU VOUCHER

No salão, a primeira coisa que a cabeleireira fez, foi lavar uma única vez meus cabelos. Achei estranho porque normalmente lava-se duas vezes.

Em seguida, ela retirou o excesso de água e com o cabelo ainda molhado, aplicou o produto diretamente na raiz (em contato com o couro cabeludo), comprimento e ponta dos cabelos e deixou agir por 1 hora – fiz questão e observar o tempo de pausa. Nesse momento, a cabeleireira colocou em minhas mãos a embalagem do produto para que eu pudesse conferir o que ela havia aplicado (pelo menos, dessa atitude eu gostei).

Portanto, pude ler as informações contidas no rótulo da embalagem, e nesse momento notei que ela não havia seguido as instruções do fabricante, em breve abordarei novamente esse ponto.

Após o tempo de pausa, meu cabelo foi lavado, secado com o secador e pranchado. Observei que nesse momento, ela pegava mechas largas e pranchava apenas 2x cada mecha (acho que era pressa em terminar logo).

Após o procedimento, meu cabelo ficou com pouco brilho, sem balanço (esticado e rígido), com marcas da chapinha em algumas regiões do cabelo próximo à raiz, com mais frizz do que outrora, pontas ressecadas e uma enorme descamação no couro cabeludo, que em breve explicarei.

E o cabelo da minha mãe? Continuou grosso, rebelde, volumoso e também descamou o couro cabeludo. Opostamente ao meu resultado, ela obteve maciez e brilho.

Agora estou aplicando os conceitos do CCB (Cronograma Capilar Brasileiro) para recuperar a saúde dos fios, e meus cabelos já estão menos rígidos e mais suaves do que antes.

MODIFIQUE LISS SMAGNOTO

Esse foi o produto usado em meu cabelo e como disse anteriormente, pude ler as informações contidas no rótulo da embalagem, que dizia "Ácido Glioxílico pH 1,5".

Nas instruções de uso dizia para lavar os cabelos por pelo menos 2 vezes (lavou só uma vez) e seca-los cerca de 80 – 100% (não secou nem 30%), em seguida aplicar o produto e aguardar de 30 à 50 minutos dependendo da estrutura do cabelo (detalhe: meu cabelo é fino, além disso ela excedeu o tempo de pausa). Em seguida enxaguar e retirar cerca de 50% do produto, secar e pranchar.

As instruções contidas no rótulo, não fornecia qualquer informação em relação ao contato com o couro cabeludo, mas acredito que a experiência e o bom senso da profissional fazem a diferença nessa hora. Digo isso, porque devido ao pH muito ácido do produto, foi extremamente incômoda a sensação de coceira e ardência no couro. O contato entre o produto e minha pele resultou numa enorme descamação em todo o couro cabeludo, uma semana após o procedimento, fato que ocorreu com minha mãe também.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A falta de disposição da cabeleireira, provavelmente contribuiu muito para o resultado insatisfatório que obtive. Além disso, também fiquei com algumas dúvidas em relação à qualidade do produto utilizado. Pesquisei no google, mas encontrei poucas informações sobre a marca.

Ao tomar a iniciativa em promover uma prestação de serviço desqualificada e de má qualidade, o grande perdedor será o próprio dono do negócio, uma vez que a curto prazo ele pode até ganhar, mas a longo prazo ele perde a confiança daqueles que já eram clientes e perde uma ótima oportunidade para conquistar àqueles que contrataram seus serviços pela primeira vez.

Progressiva + Compras Coletivas é uma combinação que – definitivamente – não rola!

Ofereço minha solidariedade à mais de 359 pessoas que já compraram essa promoção, e estou na torcida para que elas sintam-se satisfeitas e não tenham nenhuma surpresa desagradável no meio do percurso.

ana claudia cabelo e estetica

Deixo vocês com um alerta: Com químicas não se brinca, principalmente alisantes, procure por um profissional sério, honesto e competente. Fuja dessas promoções baratiiiiiinhas (não estou dizendo para procurar pelo profissional mais caro, apenas use seu bom senso) e tome todo o cuidado com prestação de serviços em sites de compras coletivas, pois as empresas (existem exceções) anunciam produtos mais baratos e em troca oferecem produtos/serviços de baixa qualidade, portanto fiquem de olho!

 

L  E   I   A     T   A   M   B  É  M  . . .

Shampoo/Condicionador p/ cabelos castanhos e vermelhos TIGI Bed Head

Condicionador Keratina Barrominas

Testei Kerástase Résistance

Batom Matte Koloss Vs. Dailus

22 comentários:

  1. Amei o post...PARABÉNS PELA INICIATIVA!!! sempre morri de vontade e de medo de comprar esse tipo de serviço em sites de compra coletiva... Fora o medo de ter outro produto dentro da embalagem... Sou adepta da progressiva sem formol, mas faço com profissional de super de confiança. O princípio ativo que uso em minhas madeixas é a carbocisteína... resultado totalmente liso só tive depois da 3ª aplicação, mas em compensação não tive nenhum dissabor. bjão sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina. Pelos meus poucos conhecimentos, sei que a carbocisteína não alisa sozinha. Com certeza havia algum ácido na formulação para quebrar as ligações de enxofre do fio. Vi o resultado em seus cabelos e adorei... de fato ficou muito bom. Valeu por comentar. Beijos.

      Excluir
  2. Oi, amei o post sobre a progressiva e o seu interesse pelo que usam em seu cabelo, porque muitas clientes hoje querem apernas resultado, sua primeira progressiva com certeza estava super hiper cheia de formol, pelo fato da ardência nos olhos, e o tempo de duração do liso no seu cabelo, hoje em dia tem várias progressivas a base de óleo de argan hidratações justamente para facilitar o nosso trabalho é só escolher um profissional competente mesmo...gostei muito do seu incentivo para que fujam das compras coletivas desse tipo de produto, porque a maioria dos cabeleireiros querem é ganhar dinheiro, o produto da progressiva principalmente com vários componentes que tratam os cabelos é muito caro não da pra fazer pelo preço que vc pagou....bjssss amei seu blog estou seguindo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silene. Hoje em dia temos que ficar antenadas em tudo, a final o mercado está cheio de picaretas, mas ainda bem que ainda existem pessoas honestas nesse mundo e como vc disse, cabe a nós escolher um profissional competente. Obrigada por comentar e seguir o blog. Beijos.

      Excluir
  3. Eu estava procurando esse post já faz um tempo!o blog ta bom demais em,eu vou até recomenda para todos meus amigos pq é muito bom,como estou recomendando o www.rastreamentodecelular.net que estou usando na minha empresa de detetive que é muito bom tambem,nossa parabéns,to acompanhando teu blog,e vou recomendar,abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luigi. Fico muito agradecida pelas recomendações e feliz por estar agradando ao público. Obrigada pelo carinho, beijos.

      Excluir
  4. Oi Paula! Cheguei no seu blog através do seu vídeo no youtube. Gosto muito das suas resenhas.Parabéns pelo seu trabalho! Já estou te acompanhando... bjks
    http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erika. Li sua mensagem em meu canal do youtube e agradeço muito pelo prestígio. Visitei seu blog e amei, aproveito a oportunidade para também parabenizá-la pelos posts maravilhosos. Também estou te seguindo. Bejos.

      Excluir
  5. Oi Paula, que bakana saber que tem apostado no nosso conceito do CCB, grande abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marlon. Estou muito lisonjeada em receber sua visita em meu blog, pois voce é um profissional de peso! Suas dicas sobre o CCB são simples, fáceis de entender e o melhor de tudo é que são fáceis de praticá-las. Obrigada pela visita e volte sempre que quiser. Abraço.

      Excluir
  6. Eu fiz umas 3 vezes através de compra coletiva, meu cabelo é crespo e todas essas progressivas não utilizaram relaxamento, na primeira vez que eu fiz não teve o tempo de espera para o produto agir, e depois de preenchido não lavou o cabelo movimente " achei um máximo mas depois...". Nas duas últimas foram mesma coisa, nada de relaxamento e espera de tempo para o produto agir antes escovar e pranchas, desde então não faço mais, só faço relaxamento!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu fazia no cabeleireiro, meu cabelo caia muito, essa semana eu fiz progressiva no meu cabelo, ficou muito bom !!! não é como no cabeleireiro, mas ficou muito ficou um liso natural!!

      Excluir
  7. Oi, Paula bom dia!

    Pelo que pude observar não foi seguido o passo a passo da escova, e infelizmente na ganancia de se ganhar dinheiro através da quantidade de progressivas realizadas as profissionais tendem a ignorar os procedimentos do fabricante.
    Utilizo esta escova e não tenho problemas com ela.
    1º o cabelo tem de ser lavado com anti resíduo da mesma marca pois tem o PH 8,5 que é para abrir a cutícula do cabelo no ponto exato para receber o produto.
    2º nenhum produto químico pode entrar em contato com o couro cabeludo isto é regra básica.
    3ºo tempo de pausa tem de ser seguido corretamente quanto mais afro o cabelo maior o tempo de pausa e não pode exceder 50 minutos.
    4º a Prancha tem de ser ajustada para cada tipo de cabelo ou seja se o cabelo for claro e fino a prancha tem de ser usado na temperatura minima.

    Segue abaixo passo a passo que utilizo e que é passado pelo vendedor/ representante:

    Passo a passo da progressiva e do selante:
    Passo 1:
    lavar os cabelos com shampoo higienizador cuticular,de duas a tres vezes até obter limpeza profunda dos fios. Enxaguar com água abundante

    Passo 2:
    secar o cabelo entre 80% a 100 % aplicar o produto no cabelo mecha a mecha com a ajuda de um pincel, deixar agir de 20 a 50 minutos dependendo da estrutura do cabelo.

    Passo 3:
    após o tempo de ação do produtos lavar o cabelo só com água retirando o excesso do produto, secar o cabelo 100% e pranchar mechas finas até dar brilho e fechar as cutículas do cabelo.

    Passo 4: após pranchar todo o cabelo, esperar o resfriamento do couro cabeludo , enxaguar com água, aplicar o finischer intensive enluvando da raiz as pontas deixe agir 2 minutos, escovar finalizando.
    Pronto o resultado é fantástico, fios realinhados e redução de volume deixando os cabelos tratados soltos e com brilho natural por conter óleo de argan, a hidratação é perfeita.

    Acontece que com estas compras coletivas da vida quem perde é o consumidor.
    Uma progressiva que custa em média 200,00 fazem por 39,00 o salão recebe apenas 50 % do valor que você pagou,ou seja, o salão recebe 19,50 após 30 dias do trabalho realizado.
    Ai acontece aquele famoso ditado o barato sai caro.
    E para compensar o prejuízo profissionais não segue todos os passos dos fabricantes, não utilizam o passo da hidratação que é de fundamental importância pois estas escovas de acido glioxílico por terem PH muito baixo precisam do finalizador que é uma mascara de hidratação com poder de reconstrução. No caso da escova citada é o finischer passo 3


    Espero que tenha ajudado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido(a) leitor(a). De fato a cabeleireira não seguiu as recomendações do fabricante para a aplicação correta dos produtos. Enfim, esse artigo serve para alertar as pessoas de que essas promoções de escovas progressivas via sites de compras coletivas são perigosas.
      Comentários de profissionais como você, sempre acrescentam informações úteis ao blog. Portanto, agradeço sua disposição em registrar seu comentário.
      Um grande abraço.

      Excluir
  8. Estes sites de compra coletiva é uma droga. As cabeleireiras fazem tudo de qualquer jeito economizam produto, misturam produto com condicionador e mascara hidratante para render.
    Sou cabeleireira e este site de compra coletiva veio para arrebentar com nossa mão de obra.
    Profissionais que se prezam não desvaloriza a sua mão de obra.
    Este valor de 39,90 que o cliente paga no site é repassado para a cabeleireira apenas 50 % após 30 dias, então você acha que por 19,90 o profissional vai usar a quantidade correta de produto, dedicar a sua mão de obra corretamente para ganhar esta miséria de 19,90 em uma progressiva?
    Não acho não paga nem o produto, capaz de não pagar nem a agua e a energia gasta com secador e prancha.

    Enfim clientes que vão atras de sites de compra coletiva para fazer processo químicos no cabelos estão fadados a desfrutar do belo ditado.

    O BARATO SAI CARO

    ResponderExcluir
  9. Olá como e o nome desta progressiva a base de acido gliocidico .

    ResponderExcluir
  10. Sou cabelereira . E sei como e o trabalho que da fazer uma progressiva. E realmente este preço nao paga nem a aplicação da progressiva. Por isso esses sites de compras coletivas sao ima furada. Tinha que ser processados pois eles sabem que vao obter mais prejuizos do que qualquer outra coisa. E ja que propuseram em fazer a promocao . No minimo teria que fldar o tratamento igual a de outra pessoa que esta pagando o prec normal. Eu comprei um cupom de uma pizzaria uma vez. Duas pessoas por 19.90 e coma a vontade. Eles so nos traziam pizza de calabreza e muzzarela. Fiquei muito furiosa. E exigi ser atendida por igual aos outro clientes. Mas e constrangedor ser enganado e ter que reclamar assim por algo que vc pagou.

    ResponderExcluir
  11. Fui em um salao na brigadeiro em sp la a cabeleireira contou que a progressiva dela era formol e mascara de cabelo das bem baratas e cobrou cento w cinquenta eu confiei e me ferrei dia seguinte tossindo sem parar isso por duas semanas .hospital manchas no pulmao...depois de um ano fui um outro que mostrou o produto cgrirei ate antes mss de novo deu problema de saude devido eu acho ao abuso do formol da charlata anterior

    ResponderExcluir
  12. Ácido glioxilico não e alisante autorizado pela Anvisa-MS. Produto era irregular!

    ResponderExcluir
  13. Só queria um salão no Rio q fizesse progressiva com. Esse ácido glioxilico e tivessem profissionais sem pressa no atendimento.. Alguém me indica? Quero fugir do formol e soube q essa com esse ácido é liberada pela anvisa

    ResponderExcluir
  14. Só queria um salão no Rio q fizesse progressiva com. Esse ácido glioxilico e tivessem profissionais sem pressa no atendimento.. Alguém me indica? Quero fugir do formol e soube q essa com esse ácido é liberada pela anvisa

    ResponderExcluir
  15. paula Mariano.BOM DIA gostei muito do seu blog pois sou cabeleireira a 5 ano amo q faço e trabalho como marca o horário das clientes pois gosto de qualidade e não contidade. e não tenho pressa para termina meu trabalho faço como o fabricante manda ,,bjoss

    ResponderExcluir