quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Mantendo os Pincéis Limpos

 

Considerações Gerais:

Pincéis sem Segredos

A higienização dos pincéis, é muito importante, uma vez que suas cerdas estão em contato direto com a pele.

O primeiro procedimento que deve ser realizado, após adquirir seus pincéis novos, é lavá-los, a fim de remover resíduos do processo de fabricação, como poeira e/ou eventuais sujidades. Tais resíduos podem ocasionar irritações ou alergias, caso não sejam removidos.

Cabe salientar que, o período entre uma lavagem e outra, deve ser definido por você, levando em consideração a frequência da utilização e o seu bom senso.

Irei tomar como exemplo a minha realidade: meus pincéis são utilizados apenas por uma pessoa (eu), não costumo maquiar-me todos os dias para ir trabalhar. Em geral, utilizo os pincéis aos finais de semana.

Portanto, lavo meus pincéis a cada 15 dias, ou seja, 2 vezes ao mês. Caso, meu bom senso, diga que é necessário lavá-los em um intervalo menor de tempo, eu o faço. Cabe a você, avaliar, se o intervalo deverá ser a cada 7, 10 ou 15 dias.

Eu, particularmente, recomendaria, não deixar ultrapassar o intervalo de 15 dias. Quanto aos pincéis de base/corretivo, o ideal é lava-los sempre após sua utilização.

Veja então, que não há uma regra específica, que determina o intervalo entre uma lavagem e outra. Mas lembre-se que, quanto maior o número de vezes e pessoas que compartilham o mesmo pincel, menor o intervalo entre as lavagens.

Lavando os Pincéis – Passo-a-passo

Você irá precisar apenas de um shampoo neutro, como o Johnson Baby, por exemplo.

lavar pinceis 1

lavar pinceis 2

lavar pinceis 3

Se o pincel estiver muito sujo e houver necessidade, repita o 1°, 2° e o 3° Passo.

lavar pinceis 4

lavar pinceis 5

É assim que eu lavo meus pincéis, rápido e sem complicações. Viu como é fácil?

Há garotas que aplicam condicionador, após o shampoo, mas eu não vejo essa necessidade. Porém, caso você deseje, poderá fazê-lo sem problema algum.

É importante que no momento da secagem, o pincel fique sempre deitado, no sentido horizontal, evitando dessa forma, que a água contida nas cerdas escorra para o interior do cabo, e com isso ele se deteriore.

Depois de secos, você poderá guarda-los da forma que lhe agrada mais. Veja na foto abaixo, como eu guardo meus pincéis. Creio que seja muito mais prático no momento de utilizá-los.

DSC03412

 

Esta "latinha", na verdade é um isopor para colocar lata de cerveja e conservar sua temperatura.

Meu namorado comprou esta, em uma de nossas viagens para Ubatuba-SP. Ficamos felizes em encontrar, fora de Piracicaba, o nome do time da nossa cidade estampado nesse objeto, já que nosso time não é tão evidenciado!

Finalmente encontrei outra finalidade para o isopor, que ficava tomando espaço no armário de casa.

Ficou legal, não acha?

 

Lembre-se: não utilize o secador de cabelos para secar as cerdas dos pincéis, pois o calor pode – à longo prazo – danificar as mesmas, diminuindo sua vida útil.

Higienizando os Pincéis

Outro fator que deve ser ponderado, são os pincéis compartilhados, pois devem ser higienizados antes de serem utilizados em outra pessoa. Tal procedimento, é indicado para profissionais da beleza, como maquiadores por exemplo.

Abaixo, segue uma receitinha – que garimpei da internet – para higienizar os pincéis entre uma maquiagem e outra. Confesso que nunca usei, pois como já mencionei anteriormente, somente eu faço uso dos meus  pincéis, mas caso algum dia precise, já saberei como proceder.

a) borrifador pequeno

b) soro fisiológico

c) álcool 70%

d) água filtrada

Para uma medida de água, são duas de soro fisiológico e duas de álcool.

Borrife no pincel da base ou corretivo e depois seque com papel toalha.

Para pincéis de pó e sombra, borrife no papel, em seguida passe os pincéis, assim eles não ficam molhados.

Se os pincéis forem mantidos limpos, eles não serão vilões, mas sim aliados para uma pele bem preparada e um look bonito. Enfim, limpe seus pincéis e curta-os de montão!

Um forte abraço.

minha assinatura

3 comentários:

  1. Fica registrado aqui, meu agradecimento especial à Mirela Jordão, que me auxiliou tirando as fotos. Sem a sua ajuda, não seria possível ilustrar esse artigo. Um beijo no coração Mirelinha... valeu amiga!

    ResponderExcluir
  2. adoreeei as dicas flor!
    Tenho que fazer URGENTE nos meus pincéis tb!


    Beeeijooos

    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Re_becah. Obrigada pela visita e por seguir meu blog também. Gosto muito do seu blog e do seu jeito divertido. Volte sempre. Beijos.

    ResponderExcluir